A lei e a graça

Qual a diferença entre a Lei de Deus e a Graça?

A Lei de Deus aponta o pecado (Romanos 7.7-12) “Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado. Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte. Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou. Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.”

Na Lei de Deus o homem tenta se justificar através de boas obras, enquanto que na Graça o homem é salvo pela Fé nAquele que cumpriu toda a Lei (Gálatas 1.3, 4)

“... graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo, o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,...”

O Senhor Jesus Cristo cumpriu a Lei?

Ele mesmo afirmou que não veio revogar a Lei, mas cumpri-la.

“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.” Mateus 5:17.

Na realidade, o Senhor Jesus deu a correta interpretação da Lei, Os judeus guardavam a Lei apenas por cumprimento de princípios religiosos. Eram formalistas e colocavam a obediência cega aos preceitos da religião acima do amor. Tinham a letra da Lei na cabeça, mas não tinham o seu verdadeiro sentido no coração.

Para os judeus, muitas vezes parecia que o Senhor Jesus estava quebrando a Lei, quando na verdade Ele estava ensinando que o amor era muito mais importante do que a obediência a um conjunto de regras ou preceitos formais, que acabavam deixando o ser humano e o próprio Deus em segundo plano.

“... porque a letra mata, mas o espírito vivifica.” 2 Coríntios 3:6.

Postar um comentário